Higiene é bom, mas tudo precisa ser feito com moderação. Se você tem o hábito de dar muito banho no seu cachorro, pode tirar a proteção natural da pele dele e com isso ele vai ficar mais exposto a diversos fatores tais como alergias e fungos. Leia o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Cuidados na hora do banho!

Conforme já foi falado, o banho deve ser dado em intervalos regulares. Essa é a hora de cuidar da higiene do seu melhor amigo e limpar bem várias áreas do corpo dele. Por exemplo, você deve limpar bem as orelhas dele, para evitar o acúmulo de cera, se quiser aproveitar para escovar os dentes use escova e pasta específica para cães- no mercado existem várias opções-, e as unhas podem ser cortadas a cada dez dias, mais ou menos, por um profissional especializado.

Qual a frequência do banho?

Os banhos muito frequentes prejudicam o cão, por retirar a proteção natural da pele. Por isso, é fundamental que os donos conheçam os intervalos certos e frequentes para deixar o seu amigo limpo e cheiroso. Existem alguns fatores que determinam, justamente, este intervalo:

Filhotes que ainda não receberam a vacina, não devem tomar banho em pet Shop. Neste caso, os cães podem tomar banho em casa mesmo, mas a partir dos 2 meses de vida, ok? Para dar o banho, use água morna e produtos específicos para cães. Ou seja, não vai usar seu sabonete shampoo ou condicionador. Para os filhotes, o melhor horário é de 11 às 15h e para secá-lo use um secador. Banhos em pet shop só devem ocorrer quando o filhote estiver com as vacinações completas e também vermifugados.

Cães que tem o pelo mais curto podem tomar banho a cada 15 dias no verão e a cada 30 no inverno. Em relação aos cachorros que têm o pelo maior e mais longo, e que precisam de escovação podem tomar banho com intervalos variados de sete ou quinze dias.

Os cães que possuem os pelos mais curtos e que costumam tomar banho quinzenal ou mensal devem ser escovados diariamente, para que as células mortas sejam retiradas.