Os ovos são excelentes fontes de nutrientes. Inclusive, ele é usado como “alimento modelo” para a análise de outros alimentos. Entretanto, uma dúvida que muitos têm é se os cães podem ou não comer ovos crus.

Vamos tratar nesse artigo sobre esse tema. Em primeiro lugar, devemos nos atentar para como funciona o sistema digestivo dos cães e dos lobos. Cães e lobos são parentes muito próximos e podem ser considerados como da mesma espécie – visto que podem cruzar entre si e gerar filhotes férteis.

Você sabia que os lobos comem carniças em decomposição na natureza? Sim, em períodos de escassez de alimentos eles fazem isso. E, apesar disso, eles não têm problemas de saúde. O estômago saudável dos lobos é extremamente ácido e isso faz com que as bactérias e parasitas acabem morrendo ali mesmo. Infelizmente, os cães que recebem ração acabam ficando com o estômago menos ácido e eles acabam perdendo essa barreira de proteção natural.

Os cães que recebem Alimentação Natural têm estômagos mais saudáveis e mais ácidos. Assim, ao ingerir alimentos crus, as possíveis bactérias contaminantes morrem no estômago do cão. Ainda, os cães têm em seus intestinos a Salmonela como parte da microbiota – “flora intestinal”. Assim, comer ovos crus não é um problema para os cães.

Ovos crus são excelentes fontes de vitaminas A, D e E, além dos minerais cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio. É também uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico e por isso é melhor dar o ovo cru do que o ovo cozido. Além de que os cães adoram comer ovos crus, alguns comem até mesmo a casca – e não há nenhum problema nisso.

Concluindo, dar ovos crus para os pets faz muito bem e é recomendado fornecê-los em sua alimentação diariamente.

Dr. Edgard Gomes